Itapemirim - Avaliação & Comentários

Avalie e contribua para melhorar a qualidade do serviço

  • grade
  • grade
  • grade
  • grade
  • grade

3 de 5 Estrelas / 60 Comentários

person

Maria Lúcia Teixeira Boscatto - 10/08/2016

  • grade
  • grade
  • grade
  • grade
  • grade

Sou fã demais da viação itapemirim,mais tem horas que vcs não dão informações corretas sobre os preços das passagens.

person

gino junio conceicao ferreira - 02/11/2015

  • grade
  • grade
  • grade
  • grade
  • grade

ate que e legal

person

Beatriz Aparecida - 13/10/2015

  • grade
  • grade
  • grade
  • grade
  • grade

Mt ùtil o aplicativo,informações exatas.

person

agleide roseno da silva - 13/10/2015

  • grade
  • grade
  • grade
  • grade
  • grade

otimo

person

Thainá  - 14/09/2015

  • grade
  • grade
  • grade
  • grade
  • grade

Testando ainda

60 Avaliações

TUDO SOBRE A VIAÇÃO ITAPEMIRIM

A viação Itapemirim foi criada em 1953 e nesta época o transporte era apenas em linhas intermunicipais; cinco anos após sua criação, a viação expandiu e passou a fazer viagens de ônibus em linhas interestaduais. A Itapemirim faz parte de um grupo que leva seu nome, e empresas de diversos setores fazem parte deste mesmo grupo.

A companhia de ônibus Itapemirim é uma das maiores viações do Brasil e uma das mais procuradas por passageiros para viajar de ônibus. Sua central de atendimento ao cliente recebe contato de aproximadamente 70 mil clientes por mês. Além disso, em pesquisas feitas, foi constatado que a viação Itapemirim é líder em vendas online de passagens de ônibus para o Rio de Janeiro, sendo responsável por mais de 16% das vendas registradas pela internet.

A viação não só possui serviço de transporte de passageiros, como faz serviço de transporte de encomendas, mercadorias e fretamento de ônibus para eventos particulares.

ÁREA DE ATUAÇÃO

Atualmente a companhia de ônibus Itapemirim faz viagens com rotas de curta, média e longa distância para diversas localidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória, Brasília, Belo Horizonte e Salvador.

A viação Itapemirim atende cerca de 2.000 localidades no país, estando presente nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Ela  está presente em 70% do território nacional, liga 22 estados e transporta passageiros por mais de 10 milhões de quilômetros a cada mês.

FROTA DE ÔNIBUS

Aproximadamente 800 ônibus de diversas categorias, com diferentes itens fazem parte da frota da viação Itapemirim.

De tempos em tempos a viação Itapemirim renova sua frota com ônibus mais seguros e modernos, todos os anos a companhia adquire entre 100 a 150 novos veículos com o objetivo de oferecer sempre aos passageiros viagens mais confortáveis.

Ônibus Convencional

Existem vários tipos de ônibus de categoria convencional na viação Itapemirim, os itens deles variam de acordo com o tipo de rota que será feita.

A maioria dos ônibus convencionais da companhia costumam ter entre 42 e 46 lugares, local para guardar bagagem de mão, ar condicionado, janelas panorâmicas, bagageiro, sanitário, cinto de segurança, tomadas e luz individual. Os itens que alguns ônibus convencionais da viação possuem de diferente dos demais são wifi, utilização de Led e maior quantidade de sanitários.

Outra diferença é de veículos e ar condicionados serem ecológicos.

Ônibus Semi-Leito

Assim como nos ônibus convencionais, os ônibus semi-leito possuem diferenças em alguns itens dependendo da viagem, da rota que o ônibus for fazer.

Os ônibus da categoria semi-leito costumam ter 42 lugares, poltronas reclináveis, televisão, ar condicionado, geladeira, sanitário, janelas panorâmicas, serviço de bordo, tomadas e bagageiro de mão.

Alguns itens que são diferentes e apenas alguns ônibus da categoria possuem são kit lanche, manta e wifi.

Ônibus Leito

Na categoria “leito”, também existem variações de itens nos ônibus da viação Itapemirim. Os ônibus costumam ter entre 23 e 26 lugares, poltronas que reclinam 65º, sanitário, cobertor, janelas panorâmicas, serviço de bordo, ar condicionado, cinto de segurança, geladeira, tomadas, televisão, apoio para pés e bagageiro de mão.

Alguns ônibus leito possuem kit lanche, wifi, poltronas que reclinam como cama, poltronas duplas e travesseiros.

Ônibus para Fretamento

Os passageiros que desejarem alugar ônibus da viação Itapemirim para viajar a um determinado local, poderão entrar em contato com a viação pelo telefone 0800 723 2121 ou online e solicitar o orçamento para aluguel.

FORMAS DE COMPRAR PASSAGENS DE ÔNIBUS

Os passageiros que forem viajar com a viação Itapemirim poderão comprar suas passagens de ônibus de diferentes formas.

Pelo Site

Quando o viajante já tiver decidido a comprar suas passagens de ônibus, ele poderá fazer isto online diretamente no site da viação Itapemirim. Dependendo do valor total das passagens de ônibus, o pagamento poderá ser parcelado em até 3 vezes no cartão de crédito.

Ao efetuar o pagamento online, o passageiro irá receber via e-mail um voucher referente a sua viagem, este voucher deverá ser apresentado em um ponto de troca da viação Itapemirim para ser trocado pela passagem de ônibus que garantirá seu embarque.

A troca do voucher pela passagem deverá ser feita com antecedência ao horário de saída de sua viagem, o tempo limite para esta roca é de 1 hora de antecedência ao embarque.

Os pontos de troca do voucher pelo bilhete podem ser localizados pelos pontos de troca Itapemirim.

Por Guichês e Agências

A viação Itapemirim possui mais de 1.000 agências espalhadas pelo Brasil, nas quais os passageiros podem comprar suas passagens de ônibus com cartões de crédito ou dinheiro.

Informações sobre as agências de venda de passagens de ônibus da viação Itapemirim podem ser encontradas na página de agências Itapemirim pelo Brasil.

Por Telefone

Outra forma de adquirir passagens de ônibus para viajar com a viação Itapemirim é pelo telefone 0800 723 2121 ou para deficientes auditivos 0800 726 0246. A central de vendas de passagens funciona diariamente de 8 horas da manhã às 20 horas e 45 minutos. O pagamento pelas passagens é feito via cartão de crédito.

Comprar e Receber em Casa

Para o passageiro conseguir comprar sua passagem de ônibus da viação Itapemirim e receber em casa, ele precisa consultar o número de telefone da central de Ligue Passagem da cidade em que se encontra, entrar em contato com o atendente informando o local e horário que deseja viajar e informar um telefone para contato.

Após isso, o atendente irá retornar a ligação solicitando o endereço para entrega das passagens de ônibus; a entrega destas serão feitas por um motoboy que deverá ser pago, em dinheiro, no ato do recebimento.

Para saber o telefone do Ligue Passagem da cidade que irá partir, acesse comprar e receber passagens em casa.

CANCELAMENTO E TROCA DE PASSAGENS DE ÔNIBUS

A viação Itapemirim permite o cancelamento de passagens de ônibus para solicitações de cancelamento feitas até 3 horas antes do horário de partida da viagem, diretamente no guichê da viação. Desta forma, a passagem de ônibus será cancelada e o valor reembolsado ao cliente.

Se a passagem de ônibus foi comprada pelo site da viação Itapemirim e o voucher de confirmação da compra não foi trocado por uma passagem de ônibus, ou seja, o cliente não foi a um posto de troca e trocou o voucher pelo bilhete de embarque, o cliente poderá entrar em contato com a viação Itapemirim pelo e-mail do fale conosco da viação -faleconosco@itapemirimcorp.com.br - informando dados pessoais e dados da viagem e solicitar o cancelamento. 

Este e-mail deve ser enviado até 3 horas antes da partida do ônibus em questão.

Caso o passageiro tenha comprado uma passagem de ônibus e não tenha conseguido utilizá-la, ele poderá modificar alguns dados da passagem no prazo de 1 ano, contando desde a data de compra do bilhete.

A troca de dados de uma passagem de ônibus poderá ser feita até 3 horas antes da viagem diretamente no guichê da viação.

A viação Itapemirim poderá, por lei, cobrar uma taxa de 20% do valor da passagem para remarcação.

DESCONTOS E GRATUIDADES

Gratuidade para Idosos

A gratuidade em passagens de ônibus para idosos é válida para viagens interestaduais e intermunicipais. Segundo regras, a viação Itapemirim deve conceder 2 poltronas em ônibus de categorias convencionais aos passageiros que se encaixem no perfil de beneficiários de gratuidade.

Em viagens interestaduais, pessoas com 60 anos ou mais, que tenham renda mensal inferior ou igual a dois salários mínios, tem direito a solicitar uma passagem de ônibus gratuita com as viações. Os idosos terão que comprovar sua renda e idade através de documentações que deverão ser apresentadas aos funcionários da viação Itapemirim até 3 horas antes do horário de saída da viagem.

Caso, no momento em que o idoso for solicitar sua passagem, a viação Itapemirim já tiver cedido as duas poltronas para outros beneficiários, ela deverá oferecer um desconto de 50% no valor da compra de uma passagem de ônibus.

Em ônibus com viagens intermunicipais, pessoas entre 60 e 65 anos possuem direito de viajar com gratuidade; a idade varia de acordo com as regras de cada estado brasileiro. Ao embarcar, o passageiro deverá apresentar sua documentação original com foto ou carteirinha do idoso dada pelo governo para comprar o direito ao benefício.

Gratuidade para Crianças

A gratuidade em passagens de ônibus é válida para crianças que tenham no máximo 5 anos e que não ocupem lugar no ônibus; a partir dos 6 anos, a passagem é paga normalmente.

Gratuidade para Deficientes ou com Mobilidade Reduzida

Passageiros com deficiência visual, física, mental ou auditiva ou que tenham mobilidade reduzida e sejam carentes, tem direito a adquirir uma passagem de ônibus gratuita com a viação Itapemirim.

A viação Itapemirim concede 2 poltronas em ônibus de serviço convencional para estes beneficiários.

Para solicitar as passagens de ônibus gratuitas, o passageiro deverá apresentar o Passe Livre concedido pelo Ministério dos Transportes e um documento original com foto.

É necessário que a solicitar das passagens de ônibus sejam feitas com antecedência de até 3 horas antes do horário de partida da viagem desejada; caso contrário, a viação Itapemirim poderá vendê-la a outros passageiros.

Os viajantes que tiverem deficiência auditiva podem entrar em contato com a viação Itapemirim para tirar dúvidas através do telefone 0800 726 0246 ou iniciar uma conversa com atendente diretamente pelo site da viação acessando o canal especial para portadores de deficiência.

DICAS IMPORTANTES PARA VIAGEM DE ÔNIBUS

Viagem de Ônibus com Animais de Estimação

A viação Itapemirim permite o transporte de animais em seus ônibus, porém, para que o transporte ocorra sem problemas, é necessário que o passageiro, dono do animal, siga algumas regras.

Para o transporte de cães e gatos nos ônibus da viação Itapemirim, é necessário que o passageiro apresente para a viação um Atestado Sanitário para o Trânsito de Cães e Gatos emitido por um veterinário registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de origem do animal; além disso, caso o animal tenha 3 meses de idade ou mais, é necessário que ele possua vacinação antirrábica e esta seja comprovada por meio de apresentação do comprovante de vacinação do animal.

A vacina antirrábica deverá ter sido dada ao animal pelo menos 30 dias antes do embarque e no máximo 1 ano antes, conforme regras estipuladas pela ANVISA.

Passageiros que desejarem viajar de ônibus com outros animais domésticos, deverão apresentar para a viação Itapemirim um Guia de Trânsito do Animal, que é dada pelo Ministério da Agricultura; além do guia, um atestado de saúde e carteira de vacinação devem ser providenciadas com um veterinário e apresentadas para a viação.

Se a viagem em questão tiver destino internacional, o passageiro deverá providenciar além dos documentos informados acima, um Certificado Zoo-Sanitário Internacional que é válido por 8 dias.

Para que o transporte de animais silvestres, aqueles que normalmente não são acostumados a viver perto de pessoas e foram retirados de seu habitat natural, é necessário apresentar o guia de trânsito do animal, atestado de saúde e vacina em dia e autorização de transporte emitida pelo IBAMA.

Todos os animais que forem viajar com a viação Itapemirim, deverão ser transportados em caixas ou gaiolas durante toda viagem, de modo que não atrapalhe a viagem de outros passageiros. Se o animal for viajar em uma poltrona, o dono deverá comprar uma passagem de ônibus para tal, pagando assim 2 passagens, uma para ele e outra para o animal.

Viagem de Ônibus para Menores de 18 Anos

Viajantes com menos de 12 anos não poderão viajar desacompanhados de pais, responsáveis legais ou parentes de até 3º grau maiores de 18 anos.

Para viajar com estes acompanhantes para a mesma região metropolitana ou estado, não é necessária a apresentação de uma autorização judicial, porém é necessário apresentar documentações originais da criança e do adulto para comprovar o parentesco e assim poder viajar tranquilamente com a viação Itapemirim.

A partir dos 12 anos, é permitida a viagem desacompanhada, para isso é necessário apresentar um documento com foto ao funcionário do guichê da viação Itapemirim para comprovar a idade.

Caso o menor de 12 anos necessite viajar desacompanhado ou com outros responsáveis maiores de 18 anos sem parentesco, é necessário apresentar uma autorização judicial assinada pelos pais ou responsáveis legais declarando que autorizam a viagem com o acompanhante em questão, fornecendo informações sobre o acompanhante, trecho que será percorrido na viagem, datas da viagem e anexar cópias de documentos dos responsáveis e certidão de nascimento da criança ou carteira de identidade da mesma.

Transporte de Bagagem

Os passageiros que forem viajar de ônibus com a viação Itapemirim poderão transportar no bagageiro uma mala que pese até 30 Kg e que meça até 1 metro.

Dentro do ônibus as bagagens devem pesar até 5 Kg e devem ter medidas que caibam no porta- embrulhos e que não comprometam a segurança e conforto dos demais passageiros.

Caso alguma das passagens pese mais que o informado acima, a viação Itapemirim cobrará uma taxa de 0,5% sobre o valor de uma passagem de ônibus da categoria convencional por cada quilo extra.

Para evitar problemas, é sugerido que o passageiro chegue pelo menos 30 minutos antes do horário de partida da viagem para acomodar suas bagagens no ônibus e que as bagagens tenham identificação do proprietário como nome, telefone e endereço para que, em casos de perda de bagagem, a viação possa entrar em contato com o passageiro.

Quando a bagagem é despachada no bagageiro do ônibus, a viação Itapemirim dá um ticket referente a bagagem que deverá ser guardado pelo viajante e apresentado para o funcionário da viação para poder ser retirada do ônibus.

Em caso de dano ou extravio da bagagem, o viajante deverá entrar em contato imediatamente com o guichê da viação informando o ocorrido, anexando cópias de documentos, da passagem de ônibus e do ticket da bagagem para que a viação Itapemirim possa localizar a bagagem ou indenizar o passageiro.



Tem dicas sobre Itapemirim? Ajude outros viajantes. Participe!